CINEMA
Ossos e Tudo Crash Cassandro
TVCine Top, 21h30
No dia do seu 16.º aniversário, Maren (Taylor Russell) é abandonada pelo pai e largada ao seu destino. Sem nada nem ninguém que a prenda a lugar algum, decide procurar a mãe, que nunca chegou a conhecer. Nesse percurso, conhece Lee (Timothée Chalamet), um jovem marginal. Enquanto vão percorrendo a América decadente da década de 1980, nasce um grande amor. Mas eles guardam um segredo inimaginável. Estreado na 79.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, este filme deu a Luca Guadagnino o Leão de Prata de Melhor Realização e à jovem Russell o prémio de Melhor Actriz.
RTP2, 22h53
Em 1996, o canadense David Cronenberg adaptou o romance homónimo de J.G. Ballard. O resultado foi um dos seus filmes mais controversos e polémicos, sobre pessoas com sinforofilia, uma parafilia com acidentes de viação. James Ballard ( James Spader), um produtor de filmes publicitários, tem um grave acidente de viação ao colidir com outro automóvel, que resulta na morte do outro condutor e deixa a mulher dele ferida. No hospital, Ballard perde-se e volta a encontrar Helen Remington (Holly Hunter), a viúva da vítima mortal do acidente. Na sua companhia conhece Vaughan (Elias Koteas), um cientista e fotógrafo fascinado pela beleza erótica dos ferimentos e das mutilações originadas por acidentes de viação. Ballard começa por se sentir curioso em relação a Vaughan e às suas ideias no sentido de recriar acidentes célebres, como o que vitimou James Dean. Venceu um prémio especial do júri em Cannes.
Prime Video, streaming
Nascido em 1970, no Texas, Saúl Armendáriz tornou-se uma estrela de wrestling no México. Abertamente homossexual, a sua personagem, Cassandro, é aquilo a que se chama, nesse universo, um “exótico”, ou seja, alguém que actua em drag. Este é o seu biopic, assinado por Roger Ross Williams, que em 2009, graças a uma curta, se tornou o primeiro realizador afro-americano a ganhar um Óscar. No centro está Gael García Bernal, com o elenco a ser completado por nomes como Roberta Colindrez, Raúl Castilo, ou o rapper e cantor porto-riquenho Bad Bunny.
Guia
pt-pt
2023-09-22T07:00:00.0000000Z
2023-09-22T07:00:00.0000000Z
https://ereader.publico.pt/article/282024741875433
Publico
