Público Edição Digital

As medidas vistas pela lente da oposição

Foi um retrato muito parecido aquele que os partidos da oposição esboçaram sobre as medidas do Governo para ajudar as famílias a enfrentarem a subida das taxas de juro. Chegam “tarde”, são “poucas”, “limitadas”, “enganadoras”, “paliativas” e continuam a representar um “lucro para a banca”. Só o PS contrariou a imagem, defendeu a obra do executivo e remeteu mais apoios às rendas para o OE2024.

O presidente do PSD bem ressalvou que não quer parecer sempre negativo e crítico, e até admitiu que as medidas anunciadas têm aspectos positivos, porém, “vêm tarde; o Governo age sempre ao retardador”. Lembrou que, em Fevereiro, o PSD já tinha apresentado uma medida “mais abrangente” do que a do executivo. Suspendia a aplicação dos juros — na parte excedente, que decorre do aumento das taxas — por dois a cinco anos, permitindo que tal fosse compensado apenas no final do empréstimo.

“Soam a muito poucochinho”, disse a porta-voz do PAN, que também usou a expressão “uma mão cheia de nada” e acusou o Governo de “campanha propagandista”. Já o deputado comunista Bruno Dias classificou as medidas de “insuficientes e injustas”, alegando que os bancos vão “agradecer e aplaudir”, pois “continuam a ganhar com os sacrifícios” das famílias 11 milhões de euros por dia.

Um argumento também usado por Bloco e Chega. Ventura considerou que “não vai mudar o grosso do aumento que já houve para trás da prestação” e defendeu que os “lucros excedentários” do sector deveriam “sustentar uma parte destes apoios”. O adiamento das prestações “cria novas dívidas, adia problemas, compromete dinheiro público, salvaguardando os lucros da banca”, defendeu, por seu lado, Mariana Mortágua.

Em socorro do Governo veio Eurico Brilhante Dias: elogiou o “apoio aos portugueses num momento de incerteza, garantindo estabilidade das prestações, quando as taxas de juro estão a atingir o seu pico”. Maria Lopes

Destaque Crise Na Habitação

pt-pt

2023-09-22T07:00:00.0000000Z

2023-09-22T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281543705538281

Publico