As medidas vistas pela lente da oposição
Foi um retrato muito parecido aquele que os partidos da oposição esboçaram sobre as medidas do Governo para ajudar as famílias a enfrentarem a subida das taxas de juro. Chegam “tarde”, são “poucas”, “limitadas”, “enganadoras”, “paliativas” e continuam a representar um “lucro para a banca”. Só o PS contrariou a imagem, defendeu a obra do executivo e remeteu mais apoios às rendas para o OE2024.
O presidente do PSD bem ressalvou que não quer parecer sempre negativo e crítico, e até admitiu que as medidas anunciadas têm aspectos positivos, porém, “vêm tarde; o Governo age sempre ao retardador”. Lembrou que, em Fevereiro, o PSD já tinha apresentado uma medida “mais abrangente” do que a do executivo. Suspendia a aplicação dos juros — na parte excedente, que decorre do aumento das taxas — por dois a cinco anos, permitindo que tal fosse compensado apenas no final do empréstimo.
“Soam a muito poucochinho”, disse a porta-voz do PAN, que também usou a expressão “uma mão cheia de nada” e acusou o Governo de “campanha propagandista”. Já o deputado comunista Bruno Dias classificou as medidas de “insuficientes e injustas”, alegando que os bancos vão “agradecer e aplaudir”, pois “continuam a ganhar com os sacrifícios” das famílias 11 milhões de euros por dia.
Um argumento também usado por Bloco e Chega. Ventura considerou que “não vai mudar o grosso do aumento que já houve para trás da prestação” e defendeu que os “lucros excedentários” do sector deveriam “sustentar uma parte destes apoios”. O adiamento das prestações “cria novas dívidas, adia problemas, compromete dinheiro público, salvaguardando os lucros da banca”, defendeu, por seu lado, Mariana Mortágua.
Em socorro do Governo veio Eurico Brilhante Dias: elogiou o “apoio aos portugueses num momento de incerteza, garantindo estabilidade das prestações, quando as taxas de juro estão a atingir o seu pico”. Maria Lopes
Destaque Crise Na Habitação
pt-pt
2023-09-22T07:00:00.0000000Z
2023-09-22T07:00:00.0000000Z
https://ereader.publico.pt/article/281543705538281
Publico
