Público Edição Digital

Lá vamos, cantand

Ana Cristina Leonardo

Portanto está mais um Outono garantido e depois do Outono virá o Inverno, assim diria Peter Sellers, aliás Mister Chance, o jardineiro protagonista do filme Being There, entre nós Bem-vindo Mister Chance, um simples cujas limitações intelectivas quase o levam à presidência, confirmando por antecipação o prognóstico do enérgico humorista Lewis Black: “Durante a minha vida, passámos de Eisenhower a George W. Bush. Passámos de John F. Kennedy a Al Gore. Se isto é evolução, acredito que em doze anos estaremos a votar nas plantas”.

Mais de uma dúzia de anos passados, incluindo os quatro da presidência Trump (e há quem vaticine outros tantos…), e aqui nos encontramos, a tentar de novo provar que a espécie humana foi um erro da Natureza.

Não se pode porém negar a evolução. Ela é bem visível, por exemplo, nesta forma original de guerrear a que nos deram o privilégio de assistir: em vez de bombas, sanções, diziam eles… E isto enquanto caem bombas para júbilo da indústria de armamento, e as sanções são incapazes de impedir que as importações de bens da Rússia pelos países da UE aumentassem

70%, apesar da compra de certas iguarias moscovitas estar agora proibida. Cito da Comissão a que preside Ursula von der Leyen: “A proibição da exportação de produtos de luxo da UE está a privar as elites russas de produtos como automóveis, relógios e joias. A proibição de importação abrange produtos emblemáticos russos, como a vodca e o caviar”.

A percentagem consta de um relatório do Gabinete de Estatísticas da UE (publicado a 15 de Setembro) onde se assinala que se durante este ano e até Julho, as exportações para a Rússia diminuíram 33% em relação a período idêntico de 2001, já as importações aumentaram 69,9%.

Já agora e sem querer maçar ninguém com contas e continhas, a Eurostat estima, considerado o mercado mundial, que embora as exportações tenham aumentado 13,3%, as importações subiram 44%, o que resultou num défice comercial da UE de cerca de 42,3 mil milhões de euros.

Padecendo eu, Jesus Cristo de Pessoa e uma catrefa de portugueses (sem capital bastante para se darem ao trabalho) dessa mazela a que se dá o nome genérico de iliteracia financeira — e que o recente casa/ descasa do cálculo das pensões, a propósito do bónus natalício antecipado do governo, demonstrou ser talvez não uma mazela, mas quase uma epidemia… —, dou de barato que um político experiente ou um economista encartado possam explicar o paradoxo do aumento das importações da Rússia. O armazenamento acautelado de combustível para o Inverno dada a imprevisibilidade da guerra será alegação plausível, sabendo-se, além disso, como a realidade pode ser contra-intuitiva: não, embora possa parecer, a Terra não é plana!

Dito isto, é dos livros que as percentagens em estatística, apesar do rigor, podem conduzir a interpretações antagónicas (entre

Música

pt-pt

2022-09-23T07:00:00.0000000Z

2022-09-23T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281822877663388

Publico