Público Edição Digital

CML vai aumentar número de subsídios ao arrendamento habitacional

Carlos Moedas referiu que “gostaríamos de ir até mil subsídios em Lisboa”.

Carlos Moedas revelou esta segunda-feira que o plano anti-inflação da Câmara de Lisboa vai englobar o aumento do número de subsídios ao arrendamento habitacional, duplicando esse apoio social para a atribuição de “até 1.000 subsídios”.

O autarca afirmou que “queremos aumentar o número de subsídios à renda, ou seja, aquilo que hoje nós temos como subsídio de apoio à renda não chega. Nós gostaríamos de ir até 1.000 subsídios em Lisboa”, afirmou o autarca, considerando ser uma resposta social para as pessoas com dificuldade em pagar a renda no mercado de habitação.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa referiu ainda que o subsídio municipal ao arrendamento permitirá garantir que “a renda que as pessoas pagam não exceda mais de 30% daquilo que ganham”, sendo que a CML assegura o restante valor, podendo esse apoio ir até um 1/3 da renda. Atenta ainda para o facto de esses 30% deverem ser a taxa máxima de esforço no acesso à habitação, todavia “as rendas em Lisboa estão muito caras e ultrapassam muito isso”, pelo que é preciso ter “mais apoio à renda”.

O autarca não referiu o montante total previsto por parte da câmara para o reforço deste apoio na área da habitação, no entanto revelou que vai incluída no plano anti-inflação da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que está a ser trabalhado entre todas as forças políticas que integram o executivo municipal, para que seja apresentado ainda esta semana: “no plano anti-inflação que temos, vamos pelo menos duplicar os subsídios de apoio ao arrendamento e vamos continuar a trabalhar em projetos, seja no PRR, seja os projetos da câmara de renda acessível, para professores, para polícias e para jovens que estão a começar as suas carreiras”, referiu.

Aquando das dificuldades no acesso à habitação em Lisboa, Carlos Moedas reconheceu o problema e defendeu que é necessário atuar na área da habitação em muitos setores, “desde a habitação municipal até à acessível, mas também em setores específicos”. Carlos Moedas frisou ainda que, a Câmara de Lisboa, tem em construção cerca de mil fogos de habitação, entre renda acessível e renda municipal.

Atualidade

pt-pt

2022-09-21T07:00:00.0000000Z

2022-09-21T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281543704784620

Publico