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Segunda geração em modos híbrido e 100% eléctrico

FOTOS: DR

● Com apenas seis anos, o Niro ganhou uma nova vida, passando a ser proposto em Portugal com duas mecânicas: uma híbrida (HEV) e outra 100% eléctrica (EV), tendo o importador optado por deixar o plug-in de fora da oferta — para um sistema híbrido de ligar à corrente, as escolhas recaem sobre o mais estilizado XCeed ou o ligeiramente maior Sportage.

O Niro, um crossover compacto que se arruma no limiar mais baixo do segmento C (com o objectivo claro de fazer frente a algumas alternativas mais apuradas do segmento inferior), recorre à terceira geração da plataforma K, capaz de acomodar grupos propulsores electriAEcados e, ao mesmo tempo, proporcionar uma elevada rigidez torsional, explica a marca.

O carro cresceu praticamente em todas as direcções, apresentando-se 4,5cm mais comprido e mais largo em 2cm. Também a distância entre eixos cresceu 2cm, o que, aliada a uma nova estrutura de bancos dianteiros, mais delgada, permitiu melhorar a habitabilidade traseira.

Também o espaço de carga cresceu para 451 litros no Niro HEV (mais 107 litros face à anterior geração) e para 475 litros no EV, que oferece ainda arrumação de 20 litros sob o capot, ideal para guardar os cabos (até porque a ligação para carregamento está no pára-choques). Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade de carga cresce para 1445 litros no HEV e 1392 litros no EV.

Porém, apesar do aumento das quotas, a Kia salienta que conseguiu emagrecer o carro: o híbrido pesa menos 20 quilogramas, ao passo que o eléctrico está 50 quilos mais leve.

No design, a grelha tipo nariz de tigre assume uma maior preponderância (no EV, fechada e com padrões hexagonais), ao mesmo tempo que as luzes diurnas apresentam um novo desenho angular. Já por dentro dá cartas a sustentabilidade, com o forro do tejadilho feito a partir de papel de parede reciclado, o acabamento dos painéis das portas com tintas isentas de compostos orgânicos voláteis, a chapeleira com tecido composto por 75% de AEbras recicladas e, nalgumas versões, bancos em pele de poliuretano.

A gama é simples, com dois níveis: Drive e Tech, sendo que o primeiro está disponível apenas na versão EV. Entre o equipamento comum, ar condicionado automático, câmara de estacionamento, cruise control adaptativo, duas portas de carregamento USB-C acopladas aos bancos dianteiros, sensor de luz, sistema de chave inteligente, tomada de 12V, apoios de braço à frente e atrás, volante em pele vegana e travão de mão eléctrico. No nível Tech, acresce a ventilação traseira do ar condicionado, banco traseiro reclinável em vários ângulos, carregador sem AEos para smartphone, bancos em pele e tecido vegano e espelho retrovisor electrocromático.

Híbrido recordista

No caso do HEV (desde 32.650€, com campanha), o motor a gasolina de quatro cilindros 1.6 GDI Smartstream une-se a um motor eléctrico síncrono de ímanes permanentes, de 32 kW, para uma potência combinada de 141cv.

Acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades, a marca reclama um consumo médio que se situa na casa dos 4 litros (o modelo consta do Guinness World Records, desde 2016, pelo consumo mais baixo para um híbrido: média de 3,06 l/100 km numa viagem de 4500 quilómetros, de Los Angeles a Nova Iorque). A caixa não inclui marcha-atrás, que é assegurada pelo motor eléctrico.

Apesar de ter uma capacidade limitada para circular em modo 100% eléctrico, o HEV chega com modo de condução inteligente Green Zone, que liga automaticamente a propulsão livre de emissões quando o veículo percorre determinadas zonas, identiAEcadas a partir do sistema de navegação e dos padrões de condução, nomeadamente escolas e hospitais.

EV com autonomia de 460km

Para quem está decidido a abraçar a electricidade, o novo Niro EV (desde 41.700€, para particulares; 34.655€ mais IVA, para empresas) é proposto com uma unidade motriz de 150 kW (204cv) e 255 Nm de binário, valores que o tornam capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, sendo que a velocidade máxima é de 167 km/h.

Com uma bateria de polímero de iões de lítio de 64,8 kWh, que pode, em corrente contínua, recuperar de 10 a 80% em menos de 45 minutos (a 11 kW demora seis horas), o veículo foi homologado para ser capaz de percorrer 460 quilómetros em ciclo combinado com uma só carga, mas a marca sul-coreana garante que na cidade o carro consegue mais de 600 quilómetros. E uma curiosidade: é possível usar a AEcha de carregamento do veículo para alimentar pequenos aparelhos, como uma máquina de café. Carla B. Ribeiro

Motores

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2022-08-06T07:00:00.0000000Z

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