Público Edição Digital

LG: A sustentabilidade como prioridade

Para a LG, a sustentabilidade é uma prioridade, tanto a nível internacional, como local, há mais de 25 anos. A sua política de responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental remonta a 1994 e, desde então, tem vindo a implementar sistemas de gestã

Uma das maiores inovações da LG surge no momento da produção dos equipamentos eletrónicos, com uma forte política de eco design a nível mundial que pressupõe um processo de montagem que é executado de forma a que o desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos componentes, explicou Vitor Ferreira, air solutions sales director da LG Portugal.

Também o desenvolvimento das embalagens é avaliado tendo em conta o cumprimento de 22 pontos-chave, tais como a redução do volume e peso, a otimização da eficiência logística e o uso mínimo de substâncias perigosas de forma a minimizar os seus efeitos ambientais. Em complemento, foi introduzida em 2012 uma diretriz para o design de Embalagens Verdes para televisores e smartphones a que se juntaram, no ano seguinte, orientações específicas para outras gamas de produtos como frigoríficos, máquinas de lavar e aspiradores. A empresa encontra-se também a reduzir as emissões de carbono das suas operações globais através

da implementação de várias iniciativas ao nível da redução de carbono e de energia renovável de forma a alcançar um ambicioso objetivo: reduzir as emissões de carbono nas unidades globais de produção de cerca de dois milhões de toneladas registados em 2017 para 960 mil toneladas até ao final de 2030.

As metas renováveis

Além desta iniciativa Zero Carbon 2030, a LG anunciou recentemente outras duas metas ambiciosas: transição completa para energia renovável até 2050, sendo que as instalações fabris da LG fora da Coreia do Sul deverão converter 50% das suas necessidades energéticas em energia renovável nos próximos quatro anos; e redução efetiva das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) na fase de utilização da maior parte dos produtos da LG até 2030, o que faz com que a LG seja a primeira empresa coreana a participar na campanha global Business

Ambition for 1.5ºC.

Mais recentemente, a empresa anunciou o seu compromisso com a utilização de mais de meio milhão de toneladas de plástico reciclado até 2030.

Tendo em conta o âmbito do seu negócio, em Portugal, a LG tem vindo a desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico. Este é um tema fundamental já que o consumo desenfreado de tecnologia que pauta os dias de hoje é totalmente proporcional ao lixo eletrónico produzido e apenas 15 a 20% deste é reciclado a nível mundial.

Soluções de energia integrada

Para esta conceituada marca, a IoT e a inteligência artificial serão, num futuro bastante próximo, as pedras basilares de casas totalmente integradas e com níveis plenos de conveniência. Algo que, garantem, já procuram aplicar hoje em dia aos eletrodomésticos que desenvolvem e uma área na qual já investem e investirão de forma ainda mais relevante ao longo dos próximos anos, para continuarem na senda da inovação.

A LG consegue assim conceber o Smart Home Energy Package, a primeira solução de energia integrada do mundo que inclui todos os principais sistemas necessários para produzir energia renovável e sustentável em casa. A solução conta com os painéis fotovoltaicos premiados da gama NeOn, um sistema de armazenamento de energia e bombas de calor ar-água da Gama Therma V que recorrem ao fluido frigorigéneo R32 ecologicamente consciente que apresenta uma redução de 68% do Global Warming Potential (GWP), quando comparado com o convencional R410A.

Aliás, a marca garante que modelos da Gama Therma V podem ser utilizados para uma variedade de soluções de aquecimento, que vão desde o fornecimento de água quente até ao aquecimento do piso ou do radiador, permitindo a substituição de um sistema de caldeira convencional. “Através das mais avançadas tecnologias, estes equipamentos amigos do ambiente garantem aos consumidores uma eficiência energética imbatível, um controlo mais fácil e intuitivo através da App LG ThinQ e um máximo conforto”.

ÍNDICE

pt-pt

2021-12-18T08:00:00.0000000Z

2021-12-18T08:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281887301620793

Publico