Público Edição Digital

Agora é oficial: Lionel Messi anuncia que vai prosseguir a carreira nos EUA

Foi o próprio Lionel Messi quem o assumiu ontem, numa entrevista concedida aos dois jornais desportivos mais influentes na Catalunha, Mundo Deportivo e Sport. O internacional argentino, que chegou a equacionar a hipótese de regressar ao Barcelona depois de ter deixado recentemente o PSG, vai mesmo jogar no Inter Miami, da Liga norteamericana de futebol.

Aos 35 anos, Messi muda-se para o campeonato dos Estados Unidos, onde a equipa de Miami, propriedade do antigo futebolista inglês David Beckham, ocupa o último lugar na conferência Este, com cinco vitórias e 11 derrotas em 16 partidas, frustrando assim a expectativa de um reencontro com Cristiano Ronaldo na Liga saudita .

Após duas temporadas no Paris Saint-Germain, onde assumiu nas entrevistas não ter sido feliz, Messi não quis renovar pelos franceses. Havia a hipótese de regressar ao Barcelona, embora o negócio fosse difícil devido à actual situação financeira dos catalães. Havia a possibilidade de ir para o Al Hilal, da Arábia Saudita, que lhe terá oferecido um contrato de luxo. Mas Messi optou pelo Inter Miami, tendo assinado um contrato de quatro temporadas.

A justificação para esta opção foi longa. “A verdade é que o tema económico nunca foi um problema para mim ou um obstáculo. Nós nem chegámos a falar sobre o contrato desta vez. Passou-se por cima de uma proposta, mas nunca uma proposta formal, escrita, assinada, porque ainda não havia nada e não sabíamos se ia ser possível ou não. Se fosse uma questão de dinheiro, eu teria ido para a Arábia [Saudita] ou outro lugar. Parecia-me muito dinheiro e a verdade é que a minha decisão foi pelo outro lado e não pelo dinheiro”, referiu o internacional argentino.

O estilo de vida aliado ao facto de Messi ter residência em Miami e de ficar mais perto da Argentina, para além da interferência da Adidas e da Apple no negócio, poderão, contudo, ter pesado na decisão do ex-Paris Saint-Germain, que teria ainda a promessa de reforço da equipa com a chegada de Sergio Busquets, antigo companheiro no emblema catalão.

A poucos dias de completar 36 anos, Messi poderá estrear-se no Inter Miami dentro de um mês a troco de um novo recorde em termos de salários na MLS, onde Lorenzo Insigne (Toronto FC) é o mais bem pago, com 14 milhões. Os contornos das contrapartidas financeiras são desconhecidos, mas uma forma de compensação equacionada foi oferecer a Messi uma participação no Inter Miami, detido pelos irmãos Jorge e Jose Mas e por David Beckham.

Desporto

pt-pt

2023-06-08T07:00:00.0000000Z

2023-06-08T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/282166475579260

Publico