Público Edição Digital

A Arábia Saudita despeja milhões no desporto

Ronaldo, Benzema, Kanté e outros a caminho (mas não Messi). Um circuito de golfe unificado. Um clube da Premier League. E um desejo de organizar o Mundial de futebol em 2030

Marco Vaza

“Não posso sair para lado nenhum. Dizem-me ‘I love you’ e dão-me beijos.” Isto era Jorge Jesus em 2018, a falar da sua curta aventura pelo futebol da Arábia Saudita e de como deixou os adeptos apaixonados por ele. Cinco anos depois, o veterano técnico português está perto de voltar a um país onde não pode sair à rua para ser o seleccionador da Arábia Saudita até ao Mundial 2026. Não se sabe quanto Jesus irá ganhar, mas de certeza que não será pouco. Ele é um entre muitos dos que vão forrar a conta bancária à conta do tremendo investimento da Arábia Saudita no desporto mundial. No futebol e não só.

O investimento saudita no desporto não é de agora, mas continua a ter os dois lados bem marcados. Do lado do reino saudita, olha-se para todos estes investimentos como forma de diversificar as fontes de receita, de reforçar a sua posição no mundo como um parceiro credível, de se posicionar como um destino turístico e como um país de futebol suficientemente atractivo para poder receber o Mundial em 2030. Os críticos falam de um regime autocrata que tem usado o seu enorme músculo financeiro para limpar uma percepção pública negativa através da associação ao desporto, aquilo a que os ingleses chamam “sportswashing”.

Os milhões que a Arábia Saudita tem despejado no desporto recuperaram a visibilidade nos últimos dias com as contratações de mais dois futebolistas de dimensão mundial, ambos franceses: Karim Benzema, vencedor da Bola de Ouro em 2022, deixa o Real Madrid para assinar contrato com o Al-Ittihad, três épocas e, diz-se, um salário anual a rondar os 100 milhões de euros, mais um bónus de 30 milhões para ser embaixador da candidatura saudita ao Mundial 2030; N’Golo Kanté, um dos melhores médios da actualidade, abandona o Chelsea para se juntar a Benzema na equipa treinada pelo português Nuno Espírito Santo por duas temporadas, a 100 milhões cada uma.

Benzema e Kanté só estão a seguir os passos de Cristiano Ronaldo, que, em Dezembro, foi anunciado como jogador do Al-Nassr por duas épocas e meia — CR7 deverá ganhar uma verba a rondar os 200 milhões por ano. Adivinhar quais os próximos craques a juntarem-se à Liga saudita será um exercício interessante e muitos deles serão, seguramente, alguns dos que terminam contrato esta época ou que já anunciaram a saída dos seus clubes:

Aubameyang (Chelsea), Lloris (Tottenham), Modric e Hazard (Real Madrid), Sérgio Ramos (PSG), Gundogan (Manchester City), Firmino (Liverpool), Busquets e Alba (Barcelona).

Apesar de ter falhado o objectivo Lionel Messi, que preferiu ir jogar para o Inter Miami (a equipa de David Beckham) da Major League Soccer, embora seja bem pago para fazer campanha pelo turismo do reino, já é bem visível o impacto do investimento saudita no futebol com o objectivo de fazer da Liga saudita uma das dez melhores do futebol mundial. É essa a intenção que está por trás de todo este investimento, consolidado na compra por parte do fundo soberano da Arábia Saudita (Public Investment Fund, PIF) de 75% dos quatro principais clubes do reino, o Al-Ittihad, o Al-Ahli, o AlNassr e o Al-Hilal. E outras empresas estatais também irão assumir o controlo de outros clubes.

Para já, continua longe deste objectivo. De acordo com um estudo da agência Twenty First Group, citado pelo The Athletic a Saudi Pro League está em 58.º no ranking de qualidade dos campeonatos de futebol no mundo. Mas a acumulação de craques no reino irá fazer o campeonato saudita subir neste ranking e torná-lo atractiguesa. vo a outros futebolistas que não estejam já na fase final das respectivas carreiras — não esquecer que Ronaldo tem 38 anos e Benzema 35.

O próprio CR7 já disse publicamente que a Liga saudita pode chegar ao “top 5 mundial” e, depois de saber que Benzema lhe ia fazer companhia, reforçou essa convicção nesta quarta-feira, durante um evento em Madrid. “Eu sabia que, ao ir para a Arábia, iria abrir a caixa. Não me enganei. Tenho a certeza de que daqui a dois ou três anos, será um dos campeonatos mais importantes do mundo”, foi o optimismo declarado pelo capitão da selecção portuFora da Arábia Saudita, o PIF liderou um consórcio para adquirir o Newcastle United da Premier League inglesa por 340 milhões de euros em Outubro de 2021. Pouco menos de duas épocas depois e o investimento já está a dar frutos. Depois de largos anos no fundo da cadeia alimentar da Premier League, os “magpies” conseguiram nesta temporada um lugar que lhe dá acesso à Liga dos Campeões em 2023-24.

Golfe unificado

No mesmo dia em que Benzema foi apresentado, foi anunciada a unificação dos principais circuitos de golfe, o PGA Tour, o DP World Tour (PGA European Tour) e o LIV Golf, o circuito “rebelde” formado com o músculo financeiro do PIF e que atraiu para as suas fileiras alguns dos melhores jogadores. O que parecia um diferendo com prazo de validade longo e que parecia ter a questão dos direitos humanos no centro da discussão acabou com a unificação dos três circuitos numa entidade comum e com investimento saudita. Não se sabe exactamente quanto, apenas que será de milhares de milhões.

Muito resumidamente, há dois anos foi criado o LIV Golf, um circuito que se destinava a combater o mono

Sabia que, ao ir para a Arábia, iria abrir a caixa. Não me enganei. Daqui a dois ou três anos, será um dos campeonatos mais importantes do mundo Cristiano Ronaldo Futebolista

West Ham

Benrahma 62’ g.p., J. Bowen 90’

Eden Arena, em Praga

Espectadores Não disponível.

Fiorentina Terracciano; Dodô, Milenkovic ●75’, Ranieri (Igor, 84’), Biraghi; Amrabat ●85’, Mandragora ●66’ (Barák, 90’+3’), Bonaventura; González, Jovic (Arthur Cabral, 46’), Kouamé (Saponara, 62’). Treinador Vincenzo Italiano.

West Ham Areola; Coufal, Zouma (Kehrer, 61’), Aguerd ●53’, Emerson; Soucek, Rice; Bowen, Paquetá, Benrahma ●31’ (Pablo Fornals, 76’); Antonio.

Treinador David Moyes.

Árbitro Carlos del Cerro (Espanha)

VAR Martínez Munuera (Espanha)

Desporto O “sportswashing” No Seu Esplendor

pt-pt

2023-06-08T07:00:00.0000000Z

2023-06-08T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/282140705775484

Publico