Público Edição Digital

West Ham surpreende Fiorentina e sucede à Roma na Liga Conferência

Italianos sem sorte nas finais europeias, com a Fiorentina a justificar um desfecho menos cruel, desenhado no último sopro

Augusto Bernardino

O West Ham conquistou a segunda edição da Liga Conferência da UEFA, sucedendo à Roma, tendo chegado ao triunfo com um golo de Bowen aos 90 minutos, gelando uma Fiorentina que merecia melhor sorte.

No mínimo, o prolongamento que lhe escapou num dos raros ataques da equipa inglesa. Foram 43 anos de espera para os ingleses, que não arriscaram muito para erguerem a taça.

A poucos dias da final da Champions, entre Manchester City e Inter de Milão, a UEFA voltou a ser madrasta para as equipas italianas, com mais uma final perdida depois de a Roma de José Mourinho ter perdido, nos penáltis, com o Sevilha, a Liga Europa.

Mais cínico, contrariamente ao estilo do futebol inglês, o West Ham garantiu uma conquista histórica num jogo pouco inspirado, mas com a dose de objectividade suficiente para superar uma Fiorentina mais empenhada e infeliz.

Fiorentina

Bonaventura 67’

1

A Fiorentina, com um dispositivo mais vocacionado para o ataque, acabou por exercer uma maior pressão sobre os ingleses, que optaram por uma estratégia mais especulativa, sempre com Antonio a espreitar uma brecha... Que tardou a surgir.

A iniciativa italiana também não estava a compensar, pelo que só no período de compensação, a anteceder o descanso, houve motivos para apreensão do lado do West Ham: o cabeceamento de Kouamé (90+5’) ao ferro da baliza de Aréola era o momento mais perigoso, já que o golo de Jovic, na recarga, estava ferido de ilegalidade por posição irregular do avançado sérvio.

No reatamento, a Fiorentina manteve o domínio, mas depois de um primeiro lance de potencial penálti na área dos italianos, um desvio de Biraghi com a mão originou um penálti detectado pelo VAR e convertido pelo argelino Benrahma (62’).

O West Ham estava na frente do marcador sem justificar uma vantagem que servia na perfeição a estratégia de David Moyes, que se preparava para reforçar a atitude e zelo da equipa britânica para viver das transições.

Narrativa derrubada pela reacção da Fiorentina, que em apenas cinco minutos restabelecia a igualdade num remate colocado de Bonaventura (67’), assistido por González. Aliás, a formação “viola” só não passou definitivamente para a frente do marcador porque Mandrafora esbanjou a melhor ocasião a faltarem 20 minutos para o final do tempo regulamentar.

Período que se revelou fatal para as aspirações italianas, já que, numa transição, Bowen bateu a defesa e colocou a bola fora do alcance de Terracciano, garantindo a festa inglesa com a conquista da Liga Conferência pelo West Ham.

Desporto

pt-pt

2023-06-08T07:00:00.0000000Z

2023-06-08T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/282132115840892

Publico