Público Edição Digital

Pires de Lima dá parabéns ao Governo por privatizar a TAP

Henrique Pinto de Mesquita

Audição

António Pires de Lima, ministro da Economia entre 2013 e 2015, deu os parabéns ao Governo por privatizar a TAP e afirmou-se “optimista” quanto a esta decisão. Observou, também, que “sem a intervenção do Estado a TAP não teria sido salva”. “Não há maior sinal de inteligência do que mudar de opinião. Só posso dar parabéns ao Governo por privatizar a TAP já no segundo semestre de 2023”, disse o antigo ministro, que foi ouvido ontem na comissão de inquérito à gestão da TAP (CPI).

Em resposta ao deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira, o ministro sob cuja tutela o consórcio Atlantic Gateway venceu a privatização da TAP em 2015 disse-se “optimista” e elogiou os resultados da TAP em 2022. “Por tudo isto, estou optimista. A privatização pode correr bem: voltará a colocar a TAP numa estrutura accionista que conhece o sector, que pode desenvolver o hub de Lisboa e a marca”, disse.

Referiu ainda que “sem a intervenção do Estado” durante a pandemia a “TAP não teria sido salva”. Tal resposta levou Rios de Oliveira a questionar se isso não é “o inverso da filosofia” que o seu Governo “teve em relação aos privados”, arrancando gargalhadas ao deputado Filipe Melo (Chega) e desestabilizando suficientemente a sala ao ponto de Lacerda Sales, presidente da CPI, ter de intervir.

Após uma discussão hermenêutica entre o deputado Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, e Pires de Lima — debatiam se Neeleman seria “hábil” ou “habilidoso” —, o deputado do PS Hugo Costa questionou o antigo ministro sobre como era gerido o dossier da TAP no seu ministério.

E Pires de Lima esclareceu: “Era acompanhada de forma directa por Sérgio Monteiro [secretário de Estado das Infra-Estruturas, Transportes e Comunicações do Governo de Passos Coelho], mas isso não significa que, sendo acompanhado por um secretário de Estado, não era da minha tutela”, disse, deixando uma farpa a quem se escusa de responsabilidades sobre membros do seu gabinete.

Posteriormente, Pires de Lima afirmou que, “depois de tudo a que assistimos nos últimos anos, não é fácil ao PS dar lições de ética a membros do Governo de Passos Coelho”.

Política Polémica De João Galamba Ainda Por Esclar

pt-pt

2023-06-08T07:00:00.0000000Z

2023-06-08T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281672554340220

Publico