Público Edição Digital

Miguel Oliveira teve dia inglório por erro imperdoável de Marc Márquez

Piloto luso inconformado com abalroamento, após liderar a primeira volta. Sem fracturas, o “falcão” já pensa no GP da Argentina

Augusto Bernardino

Miguel Oliveira teve um início de corrida impressionante, saltando para a liderança com um “arranque canhão”, conservando o primeiro lugar na volta de abertura... até o campeão mundial, Pecco Bagnaia, ter assumido a frente e o hexacampeão do mundo Marc Márquez abalroar o português. Na sequência de decisão incompreensível do homem da pole position, as expectativas do piloto de Almada brilhar em Portimão caíram por terra.

Para lá dos limites razoáveis — o que lhe valeu uma punição de duas voltas longas, para o GP da Argentina, por pilotagem ultra-agressiva que provocou o acidente com Oliveira —, o espanhol provocou três toques antes de abalroar Miguel Oliveira, batendo uma vez em Miguel Oliveira e duas no compatriota Jorge Martin (Ducati). À terceira, pôs mesmo um ponto final na corrida do “anfitrião” e nas prótuguês prias ambições, deixando ainda Martin numa situação ingrata, enquanto Bagnaia disparava na frente.

Oliveira foi assistido na pista, com a direcção de corrida a optar por não mostrar a bandeira vermelha. No final, os médicos declararam o porapto, já que escapou sem fracturas ou lesões graves, tendo “apenas” sofrido uma contusão na perna direita.

Já Marc Márquez, depois de pedir desculpa a Oliveira e ao público, terá justificado o acidente com um problequero ma técnico. As suspeitas de que Márquez poderá ter sofrido uma fractura no polegar direito foram confirmadas pelos médicos. Os exames detectaram uma fractura no primeiro metacarpo da mão direita.

“Já lhe disse pessoalmente, mas pedir desculpas: a ele, à equipa e aos portugueses. Já fui penalizado pelo erro e concordo totalmente”, disse Márquez depois de explicar o sucedido.

Miguel Oliveira também comentou o incidente, tendo afirmado que, após analisar as imagens, ficou tudo claro, atribuindo a responsabilidade a Marc Márquez.

“O incidente é bastante fácil de explicar. Foi uma tentativa ambiciosa de ultrapassagem do Márquez, sem espaço para parar. Ainda evitou o Martin, mas depois veio para cima de mim. No centro médico alegou um problema técnico. Mas quando se tem problemas nos travões, trava-se cedo e não tarde”, explica após aceitar as desculpas do espanhol.

“É ainda mais frustrante quando sabemos que podemos fazer um bom resultado. Liderei a volta de abertura e tinha margem para melhorar quando os pneus entrassem na temperatura”, acrescentou Oliveira.

“Foi demasiado inglório ter acabado a corrida tão cedo, depois de toda a expectativa gerada. Agora, é chegar à Argentina o melhor possível. Sem uma lesão incapacitante, é gerir a dor com tratamento. Para já estou dorido, mas optimista”, concluiu Oliveira.

Desporto

pt-pt

2023-03-27T07:00:00.0000000Z

2023-03-27T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/282166475434975

Publico