Público Edição Digital

Sete programas para festejar o Dia Mundial do Teatro

Uma estreia no Estoril Formiga Atómica em Vinhais Lobo Antunes em Setúbal Um clássico: Gil Vicente Recordar António Reis

O Teatro Experimental de Cascais estreia a sua versão de A Noite dos Assassinos, do dramaturgo cubano José Triana, 50 anos depois de, devido à censura, o autor ter sido impedido de levar o texto a cena. Às 21h, no Teatro Municipal Mirita Casimiro.

A acção Teatro Fora de Formato, iniciativa da companhia Formiga Atómica que consiste na apresentação de pequenas peças em espaços públicos como cafés e lojas, insere-se na Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, e terá replicação noutras regiões ao longo de 2023.

A companhia Cegada estreia em Alverca a peça que Jorge Silva Melo escreveu a partir de Kleist: Num país onde não querem defender os meus direitos eu não quero viver. Pretexto para homenagear o fundador dos Artistas Unidos, que morreu em Março do ano passado.

O Teatro de Animação de Setúbal propõe uma imersão no universo de António Lobo Antunes: Tantos Ontens parte de crónicas do autor de livros como Memória de Elefante, Os Cus de Judas, Auto dos Danados, Manual dos Inquisidores e Ontem Não Te Vi em Babilónia.

No Castelo de São Jorge, em Lisboa, a proposta deste Dia Mundial do Teatro é um texto fundador da dramaturgia em português, na inconfundível (e deliciosa) língua vicentina: a alegoria Auto da Barca do Inferno, numa produção do Teatro do Bairro, apresenta-se às 18h30.

A histórica Seiva Trupe recorda hoje um dos seus fundadores, o actor António Reis. Figura carismática do meio teatral portuense, foi também fundador do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. A homenagem terá lugar na Sala Estúdio Perpétuo, às 21h15.

Cultura Dia Mundial Do Teatro

pt-pt

2023-03-27T07:00:00.0000000Z

2023-03-27T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281891597528031

Publico