Público Edição Digital

Cáritas Portuguesa antecipa quebra de doações antes da Quaresma

A Cáritas Portuguesa revelou uma expectativa de decréscimo do valor angariado — “ainda não totalmente apurado” — durante a campanha nacional que lançou na semana antes do terceiro domingo da Quaresma face a anos anteriores.

“Este decréscimo representa para a rede nacional da Cáritas um esforço na resposta às solicitações que aumentam, nomeadamente para o pagamento de despesas relacionadas com a habitação, água, luz e saúde”, lê-se num comunicado publicado no site desta instituição ligada à Igreja Católica. A indicação sobre a redução de doações surgiu no conselho geral da Cáritas Portuguesa, que decorreu entre sexta-feira e ontem, na diocese de Santarém. Segundo um comunicado agora divulgado, nos dois dias de reunião foram destacadas as preocupações sobre as respostas à emergência social provocada.

No sábado, os conselheiros da Cáritas aprovaram o relatório de actividades e contas do ano passado. A organização indicou ainda que na última sessão de trabalhos a coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030, Sandra Araújo, apresentou o conceito de economia de bem-estar, que tem como eixos o combate à pobreza, promoção de emprego, integração dos jovens na sociedade e coesão territorial.

Na sexta-feira, a Cáritas Portuguesa aprovou as medidas anunciadas pelo Governo para responder ao aumento do custo de vida, mas enfatizou que apenas “vão diminuir a situação de emergência social” e não a pobreza no país. “Estas medidas não vão contribuir para diminuir as situações de pobreza, vão diminuir a situação de emergência social em que vivemos”, disse a presidente da instituição, Rita Valadas, assinalando que as medidas em causa “vão eventualmente permitir” que algumas pessoas não entrem na pobreza.

O Governo anunciou a redução para zero do IVA sobre um cabaz de bens alimentares essenciais, um apoio mensal de 30 euros às famílias mais pobres e um complemento extraordinário de 15 euros por criança e jovem para beneficiários do abono de família. Lusa

Sociedade

pt-pt

2023-03-27T07:00:00.0000000Z

2023-03-27T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281724093803487

Publico