Público Edição Digital

A hora mentirosa

Miguel Esteves Cardoso

Não sei a que horas almocei ontem. Foi tarde, muito tarde — mas pareceu-me cedo, muito cedo. Anteontem deitei-me muito cedo — ou terá sido muito tarde? — para fintar a mudança de hora. Acho que não consegui. Infelizmente, levantei-me muito cedo — ou muito tarde, se não estiver a fazer confusão — e por isso perdi toda a frescura do primeiro domingo primaveril.

As tentativas que fazemos para nos habituarmos à hora que nos roubaram são uma útil ilustração da interacção entre a mente e o corpo.

Sabemos, pelas experiências acumuladas com os placebos, que o nosso estado de espírito influencia o bem-estar (ou mal-estar) do organismo.

Mas há limites, graças a Deus. Eu bem posso convencer-me de que não houve mudança de hora, e que uma hora não faz diferença nenhuma.

Mas o meu corpo é que não vai na cantiga. Ou só vai parcialmente, só para complicar as coisas. Ou não só não vai na cantiga, como insiste em vingar-se da tentativa de o enganar.

Uma hora é 1/24 avos de um dia. Dizer que não é nada é como dizer que, numa vida de 72 anos, três anos não são nada.

Dantes, naquela idade remota em que “analógico” era o que dizia respeito às analogias, os relógios lembravam-nos de que era preciso forçá-los a colaborar com os nossos desígnios frankensteinianos.

Mas hoje todos os relógios conspiram para nos ludibriar, alterando-se sozinhos no sereno da noite, para nos enfrentar quando acordamos mal dormidos e poder mentir descaradamente: “Porque é que estás tão cansado, criatura? Já são onze da manhã!” Mas não são, não eram, nunca serão. Hoje à noite vai alguém dizer, depois de mergulhar no segundo gin tónico antes do jantar: “Até que enfim que chegaram os dias compridos: são oito horas e ainda está luz!”

Mas o nosso corpinho saberá que é mentira e, no dia seguinte — ou será noite? —, a ressaca vai concordar — oh, completamente — com ele.

Espaço Público

pt-pt

2023-03-27T07:00:00.0000000Z

2023-03-27T07:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281578064915423

Publico