Público Edição Digital

Mercado de transferências fechou e a “loucura” Enzo Fernández aconteceu mesmo

A contratação do argentino do Benfica pelo Chelsea bateu vários recordes. Sp. Braga e Sporting foram outros clubes muito activos

Jorge Miguel Matias

A maior transferência de sempre no futebol inglês, a maior transferência deste mercado de Inverno, a maior transferência de um futebolista argentino. Estes são alguns dos recordes que a saída de Enzo Fernández do Benfica para o Chelsea fez cair. À hora de fecho desta edição e do mercado em Inglaterra ainda não havia confirmação oficial mas tudo apontava para que o negócio se consumasse.

Para assegurar Enzo Fernández o Chelsea terá aceitado pagar ao Benfica uma verba que, de acordo com a imprensa inglesa foi de 120 milhões de euros, ou seja a cláusula de rescisão.

Enzo deixa assim a Luz depois de 29 jogos (4 golos e 6 assistências) e após o Benfica ter pago ao River Plate, no passado Verão, 10 milhões de euros (mais oito por objectivos). Para o seu lugar, contudo, não chegou ninguém, com os “encarnados” a não terem anunciado nenhuma contratação de última hora.

Na Luz, contudo, houve algumas outras definições. Do plantel “encarnado” saiu Paulo Bernardo, emprestado até final da época ao Paços de Ferreira. Já Gilson Benchimol foi cedido pelo Estoril ao Benfica. O avançado cabo-verdiano de 21 anos — que renovou com os estorilistas até 2026 — fica na Luz até ao final da época, com os benfiquistas a garantirem uma opção de compra no valor de 2,5 milhões de euros.

Longe da Luz mas ainda atleta do clube “encarnado”, Haris Seferovic vai mudar de vida e jogar até ao final da temporada no Celta de Vigo por empréstimo, com os galegos a ficarem com opção de compra.

Seferovic, que passou a primeira metade da época cedido ao Galatasaray, não brilhou na Turquia — dois golos em 13 jogos disputados — e vai agora representar o segundo clube espanhol da carreira, após ter passado pela Real Sociedad na época 2013/14.

Actualmente com 30 anos, Seferovic soma 74 golos em 188 partidas ao serviço dos “encarnados”, que representa há seis temporadas.

No Sporting, com a saída de Pedro

Com apenas 19 anos, o costa-marfinense custará aos “leões” 12,5 milhões de euros (7,5 milhões mais 5 milhões em objectivos) com os escandinavos a terem ainda direito a 20% de uma futura mais-valia.

O defesa poderá, por isso, tornarse no mais caro da história dos sportinguistas, superando St. Juste, que foi contratado por 12 milhões em 2022 (9,5 como verba inicial e 2,5 em objectivos). De saída de Alvalade está Marsà, emprestado ao Sp. Gijón até final da época.

No FC Porto, a principal e melhor notícia foi o facto de nenhum dos seus principais jogadores ter saído. Para além desta serenidade, os “azuis e brancos” garantiram Fran Navarro no final da época. A mudança de Navarro para o Dragão deverá custar cerca de oito milhões de euros aos cofres portistas.

O avançado espanhol, de 24 anos, chegou na última temporada a Barcelos e em 61 jogos que disputou em época e meia, marcou 31 golos — é, aliás, o segundo melhor marcador do campeonato neste momento, com 11 golos.

No segundo lugar do campeonato, o Sp. Braga viu confirmar-se a saída de um dos seus jogadores mais influentes esta época. Vitinha viajou para Marselha, assinando um contrato de quatro anos e meio e para os cofres bracarenses “viajaram” 32 milhões de euros, com os bracarenses ainda a ficarem com 10% do passe do jogador.

Artur Jorge perdeu assim um dos melhores marcadores da sua equipa esta temporada (13 golos em 27 jogos), embora continue a contar com algum poder de fogo garantido por Abel Ruiz e Simon Banza e, talvez, também dos reforços Pizzi e Bruma.

Desporto

pt-pt

2023-02-01T08:00:00.0000000Z

2023-02-01T08:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/282149295455724

Publico