Público Edição Digital

Na ressaca do mercado Sporting e Sp. Braga reencontram-se em Alvalade

Sem Porro e Vitinha, “leões” e “guerreiros” defrontam-se no jogo de maior cartaz da primeira ronda da segunda volta da I Liga

David Andrade

Um mês e meio depois de 45 minutos avassaladores do Sporting colocarem o Sp. Braga de fora da Taça da Liga — os “leões” bateram os “arsenalistas”, por 5-0 —, os minhotos regressam hoje ao Estádio José Alvalade na ressaca de um mercado de transferências de Janeiro que retirou trunfos importantes a Rúben Amorim e Artur Jorge. No fecho da 18.ª jornada da I Liga, sportinguistas e bracarenses entram em campo com pouca margem de erro.

É o jogo de maior cartaz da primeira ronda da segunda volta e, para apimentar um duelo entre clubes que nos últimos anos têm muitos pontos de contacto, os dois confrontos entre Sporting e Sp. Braga em 2022/23 resultaram em partidas com muitos golos e motivos de interesse: 3-3 em Braga para a I Liga; 5-0 para o Sporting na sua casa nos quartos-de-final da Taça da Liga. Porém, desta vez, Rúben Amorim e Artur Jorge não terão dois jogadores que foram titulares nos dois encontros e que eram peças-chave nos dois clubes.

Líder das assistências do campeonato português na primeira volta, Pedro Porro, agora jogador do Tottenham, deixará na ala direita “leonina” uma lacuna que, a curto prazo, pode receber uma alternativa de qualidade — o catalão Héctor Bellerín —, mas que, no imediato, terá como solução um ex-bracarense (Ricardo Esgaio) que Amorim tem tentado proteger com afinco, mas que esta época colecciona deslizes.

A transferência de Porro para a Premier League mereceu ontem de Amorim um comentário fiel à imagem do técnico. Sem se socorrer a palavras de circunstância, o treinador admitiu que o espanhol fará falta: “A nossa relação é muito próxima, vai fazer falta. No futebol habituamo-nos desde muito jovens a mudar. Um dia são nossos filhos, nossos melhores amigos, e agora é filho do [Antonio] Conte.”

Amorim reconheceu que Porro é “um jogador com características que não se arranja”, por ser “um lateral direito e ter tantos golos e assistências”. “Temos de tentar construir outro”, salientou.

Com Porro noutro campeonato e Paulinho de fora por castigo, Amorim recusou qualificar o jogo contra o Sp. Braga como “um tudo ou nada” — em caso de derrota, os sportinguistas ficam a 11 pontos do 2.º lugar —, e mostrou confiança no futuro da sua formação: “As coisas vão mudar e estou entusiasmado com o crescimento da equipa.”

Com a memória da goleada sofrida em Alvalade em Dezembro ainda fresca, mas com o conforto de ter reagido a esse desaire com cinco triunfos consecutivos, Artur Jorge também vai começar a segunda volta sem um dos seus jogadores mais preponderantes — Vitinha já está em Marselha. Porém, o técnico minhoto tem no imediato jogadores de qualidade para atacar a baliza de Adán: Abel Ruiz e Simon Banza, que marcaram no primeiro confronto entre os dois clubes, em Braga.

Assim, com três reforços de Inverno convocados (Pizzi, Bruma e Joe Mendes), o treinador minhoto promete, em Lisboa, um “Sp. Braga capaz de ter a capacidade de lutar por essa vitória” e “um grupo que tem a capacidade de ser uma equipa competitiva”.

Desporto

pt-pt

2023-02-01T08:00:00.0000000Z

2023-02-01T08:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/282127820619244

Publico