Público Edição Digital

Stop decide respeitar serviços mínimos decretados para a greve de professores

Decisão foi tomada ontem em reunião com comissões de greve. Serviços não abrangem aulas mas docentes são obrigados a assegurar apoio a alunos. Funcionários têm de garantir abertura de escolas

Clara Viana e Daniela Carmo

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) não vai desrespeitar os serviços mínimos que começam hoje a ser aplicados às greves convocadas até 4 de Fevereiro. Esta proposta foi aprovada por unanimidade pelos 229 professores, em representação de comissões de greve, que participaram ontem numa reunião convocada pelo sindicato para decidir o que fazer quanto aos serviços mínimos, indicou o professor do 1.º ciclo Alberto Veronesi, que esteve na reunião e foi mandatado para informar o PÚBLICO sobre o que foi decidido neste encontro.

O Stop considerou que a decisão de decretar serviços mínimos, adoptada na sexta-feira por um tribunal arbitral, é uma medida “ilegal e inconstitucional porque viola o direito fundamental dos trabalhadores à greve”. Mas o seu coordenador André Pestana disse, “várias vezes, que se deve respeitar os serviços mínimos porque não podemos arriscar nenhum processo disciplinar devido às greves”, acrescentou Veronesi. O não cumprimento dos serviços mínimos determina a marcação de faltas injustificadas que poderão levar à instauração de processos disciplinares.

Numa conferência de imprensa à porta da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e citado pela agência Lusa, o líder sindical deixou a garantia de que, no que depender do Stop, a greve dos profissionais de educação vai continuar, em moldes que vão ser definidos em reuniões com as comissões de greve, “sempre tudo dentro da legalidade”. As greves convocadas pelo Stop abrangem também, desde 4 de Janeiro, o pessoal não docente das escolas. Por uma questão de prazos legais, o Ministério da Educação requereu apenas serviços mínimos para as greves a realizar entre 1 e 4 de Fevereiro, mas o Stop já entregou pré-avisos que estendem as paralisações até 24 de Fevereiro.

A proposta no sentido de serem respeitados os serviços mínimos foi a única aprovada por unanimidade na reunião de ontem com as comissões de greve. No próximo dia 4, vai realizar-se uma “reunião sindical presencial” em Coimbra para “analisar formas de luta” e avaliar qual a posição do Stop em relação à manifestação de dia 11, convocada pela Federação Nacional de Professores (Fenprof ) e as outras sete organizações sindicais que convocaram as greves distritais, que têm corrido o país desde 16 de Janeiro e têm fim marcado para o próximo dia 8. Esta proposta foi aprovada por maioria, com 21 votos e 18 abstenções.

O Stop realizou, entretanto, três manifestações em Lisboa (17 de Dezembro, 14 e 28 de Janeiro), que surpreenderam pela mobilização registada. André Pestana indicou que todas as outras organizações sindicais foram convidadas a associar-se, o que não que aconteceu em nenhuma delas. Nas redes sociais alimentadas por professores, têm-se multiplicado os apelos à participação na manifestação do dia 11, numa recusa da “guerra entre sindicatos” que tem vindo a tomar forma e que se acentuou com os serviços mínimos, que se aplicarão apenas às greves convocadas pelo Stop. Até agora, o Stop tem participado nas manifestações convocadas por outros sindicatos de professores. As direcções escolares terão de fazer a gestão de pessoal para assegurar os serviços mínimos estipulados para a greve de professores convocada pelo Stop. Os directores escolares lamentaram essa responsabilidade acrescida, mas garantem que fizeram a sua parte neste processo. Quanto ao cumprimento dos serviços mínimos agora confirmado pelo sindicato, os representantes dos directores escolares dizem que não seria esperada outra coisa senão cumprir a lei. “Todos, Ministério da Educação (ME) e sindicatos, estão a usar as armas legais que têm ao seu alcance. Apelar a uma desobediência à lei, e isto é uma decisão de um colégio arbitral, não parecia bom senso. Portanto, esta é uma decisão de bom senso e dentro da legalidade”, defende o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), Filinto Lima.

Por outro lado, e depois de na tarde de segunda-feira a associação a que preside ter enviado um email ao ME com uma série de “questões de ordem prática e organizacional”, lamenta que não tenham sido dadas orientações adicionais aos directores para a implementação dos serviços mínimos. “Lamento a falta de resposta às questões que colocámos ontem ao ME. São questões legítimas, e uma greve por tempo indeterminado na educação é um assunto novo para todos. Ou seja, tivemos a ordem da tutela, mas não estamos a ter o apoio devido”, refere.

Já Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (Ande), recorda que, “além de profissionais da educação”, os docentes e não docentes são “também cidadãos”. “Como cidadãos, temos a obrigação de cumprir as regras do Estado e uma delas é cumprir as leis e normas indicadas”, diz. “Não estamos nem aliviados nem o contrário porque temos de nos adaptar às circunstâncias e de tentar adaptar as nossas escolas às situações reais de cada dia. Se é preciso fazer cumprir serviços mínimos, já tratámos disso nas escolas. Temos de cumprir a lei, concordando ou não”, desenvolve ainda.

Os serviços mínimos decretados têm um lado inédito que poderá revelar-se um “pesadelo logístico”. Actualmente há três greves a decorrer em paralelo: a do Stop, as greves distritais da plataforma encabeçada pela Fenprof e a greve ao primeiro tempo lectivo de cada docente convocada pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE). Como os serviços mínimos só se aplicam à do Stop, só deveriam ser convocados para os garantir os professores que estão a fazer estas greves.

Ora, isso implicaria que os directores fizessem um levantamento prévio para apurar qual a greve que os docentes estão a fazer e até a que sindicatos pertencem. Prestar este tipo de informação é algo que não está contemplado na lei, mas a Fenprof e os outros sindicatos que a acompanham já proclamaram que não aceitam que estes serviços sejam aplicados aos “seus” grevistas.

Sociedade Sindicato Considera Os Serviços Mínimos

pt-pt

2023-02-01T08:00:00.0000000Z

2023-02-01T08:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281719798726124

Publico