Público Edição Digital

Burlão?

Para uma pensão garantir razoavelmente a manutenção do nível de vida de um reformado, o seu valor tem de acompanhar a inflação. Actualmente, essa garantia está plasmada na legislação em vigor, através duma fórmula de cálculo.

A fórmula legal, já indexada ao aumento do PIB, tem sido muito desfavorável à classe média, que tem vindo a sofrer perdas significativas, não só porque as pensões apenas sofreram pequenos aumentos extraordinários nos escalões mais baixos, mas também porque é vítima do aumento dos impostos. Por exemplo no meu caso, após 13 anos de reforma pela CGA, recebo líquidos menos 12%, a que devo somar as perdas da inflação acumulada (dados Pordata) de 12,1%, ou seja, o meu poder de compra baixou 24,1%, ainda sem contar a enorme inflação deste ano.

Afinal, quando a aplicação da lei iria pela primeira vez, pelo menos compensar em cerca de 8% mais um corte devido à inflação deste ano, o Governo maioritário do mesmo partido que fez a lei em vigor decide suspender a sua aplicação. Quebrou-se assim completamente a confiança no Estado, abrindo-se um precedente gravíssimo para as gerações futuras: quem vai acreditar que de futuro o contrato não será de novo rasgado?

Diz o dicionário “que ou quem recorre a artifícios para enganar” se chama “burlão”; com grande insensibilidade social, um governo e uma maioria parlamentar acabam de contribuir para o descrédito do regime, o reforço da extrema-direita e o aumento da abstenção.

Mas podem estar certos duma coisa: os mais de 3 milhões de pensionistas, e os que deles dependem, não lhes perdoarão. José Cavalheiro, Matosinhos 1984/1985 partiu para o coração de todos os verdadeiros amantes do futebol. A 8 de Setembro de 1974, Fernando Gomes começou a iluminar o seu trajecto. Com apenas 17 anos, marcou os dois golos da vitória azul e branca sobre a CUF. Em 452 jogos, marcou 355 golos com talento e mestria.

Uma Taça dos Campeões Europeus (1986/1987), uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental em 1987 são o corolário de uma impressionante carreira ao serviço do FC Porto. Fernando Gomes foi um gentleman dentro e fora do campo.

Defendendo com garra o emblema azul e branco, nunca virou costas a amigos e conhecidos de outros clubes.

“Meu presidente, meu amigo e por vezes meu pai.” Assim se referiu a Jorge Nuno Pinto da Costa. Sinto-me honrado por tê-lo visto jogar. Fernando Gomes, sempre! Ademar Costa, Póvoa de Varzim desiderato, a Rússia entregou a condução da guerra aos mercenários do grupo Wagner e ao tenebroso clã tchetcheno, que conduzem as maiores atrocidades e crimes de guerra sob a capa protectora de Putin.

Passados nove meses e já confrontados com a sua total incapacidade militar convencional, conduzem agora uma campanha de destruição maciça das condições de vida das populações, atacando hospitais e maternidades, escolas e centros comunitários, atacando depósitos e linhas de água, arrasando as centrais eléctricas e centrais térmicas, procurando contar com o rigor do Inverno para vergar a resistência e a vontade de um povo ucraniano através da tortura bárbara da fome e condenando-os à morte pelo frio.

Esta é uma estratégia na linha do Holodomor estalinista, que nos anos 30 do século XX matou milhões de ucranianos!

Gente de bem tem de denunciar esta agressão e apoiar sem reservas a resistência de um povo herói. Ismael Alves

Espaço Público

pt-pt

2022-11-28T08:00:00.0000000Z

2022-11-28T08:00:00.0000000Z

https://ereader.publico.pt/article/281552294872393

Publico